Quem Somos

Mantido a partir de iniciativa de graduandos, o NUCC é um projeto vivo: articula a união e troca de experiências e saberes populares com os da comunidade acadêmica. Sempre em busca de discutir a democratização da comunicação, a educomunicação e, obviamente, a comunicação comunitária, o NUCC agrega diversos voluntários, colaboradores e parceiros.

O Núcleo de Comunicação Comunitária surgiu de uma ideia dos estudantes de Comunicação Social da FABICO – UFRGS encampada pela professora Dra. Ilza Girardi. A “primeira semente” foi plantada em uma oficina da Semana Acadêmica da Comunicação da UFRGS em 2010, onde o mestre em Comunicação Social Rodrigo Jacobus falou aos participantes sobre comunicação alternativa, popular e comunitária e “montou” uma rádio que funcionou durante aquela semana na FABICO. Os próprios estudantes mantiveram a rádio e a alimentaram com conteúdos, músicas e informações sobre as palestras e eventos que estavam ocorrendo.

A partir dessa oportunidade e da experiência do acadêmico Matheus Castro no Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS – NEA – (www.neaufrgs.wordpress.com), foi colocada como uma das propostas para a gestão de 2011 do Diretório Acadêmico da Comunicação da UFGRS (DACOM) a criação de um núcleo que debatesse uma outra forma de comunicação – assim como o NEA fazia na economia. Essa proposta foi aceita pela professora Dra. Ilza Girardi, que, junto com o acadêmico Gabriel Ibarra, escreveu um projeto que criou o Núcleo de Comunicação Comunitária da FABICO – UFRGS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s