PGR realiza audiência sobre Rádios Comunitárias

No dia 6 de Outubro aconteceu a Audiência Pública Rádios Comunitárias – Desafios e Perspectiva, realizada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos e pelo Ministério Público Federal, no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), em Porto Alegre. O evento, coordenado pelo Grupo de Trabalho Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), reuniu representantes de organizações da sociedade civil, do poder público e de entidades do setor para discutir desafios e as perspectivas no campo da radiodifusão comunitária. Estiveram presentes, enquanto painelistas, representantes do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO-RS), da Anatel, da PRR4 e do GT supracitado.

Foram levantados os problemas históricos enfrentados pelo movimento de rádios comunitárias, como a criminalização, a incoerência das leias do setor, a desproporcionalidade de tratamento e velocidade (quando comparado aos processos que envolvem rádios comerciais) e o dano causado à toda sociedade e à própria democracia nacional (pois sem democracia na comunicação, não existe democracia no país). A criação do GT foi vista como positiva pelos movimentos e entidades, porém a ausência do Ministério das Comunicações e da Polícia Federal foram lamentadas pelos presentes. Um novo encontro será realizado em uma das regionais da ABRAÇO-RS ainda este ano.

Confira a matéria realizada pelo MPF em: http://www.mpf.mp.br/regiao4/sala-de-imprensa/noticias-r4/problemas-enfrentados-por-radios-comunitarias-no-rs-sao-discutidos-em-audiencia-publica

Matheus Castro, do Núcleo de Comunicação Comunitária da UFRGS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s